Novidades | Polícia Federal destroi ponte utilizada por invasores em território indígena no Pará – Notícia veiculada na CNN Brasil

| Polícia Federal destroi ponte utilizada por invasores em território indígena no Pará – Notícia veiculada na CNN Brasil |

Polícia Federal destroi ponte utilizada por invasores em território indígena no Pará – Notícia veiculada na CNN Brasil


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Polícia Federal destroi ponte utilizada por invasores em território indígena no Pará – Notícia veiculada na CNN Brasil

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Força Nacional e Funai resultou na destruição de uma ponte usada por invasores ilegais na Terra Indígena Apyterewa, localizada em São Félix do Xingu, Pará. O objetivo da ação foi evitar o retorno dos invasores ao local, visto que a ponte era o principal acesso à região conhecida como Bucha do Natanael, no Paredão.

A ponte clandestina, sustentada por oito pilares de concreto e medindo 61 metros de comprimento por 4,6 metros de largura, foi destruída em duas etapas pelos explosivistas da Polícia Federal. A primeira explosão ocorreu em um dia, seguida por outra no dia seguinte. Imagens da destruição foram divulgadas.

A ação faz parte da operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, em cumprimento a uma determinação do ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Durante o segundo semestre de 2023, foram realizadas remoções de gado, destruição de estruturas de fazenda e pistas de pouso na região.

De acordo com o Centro de Monitoramento Remoto da Funai, a Terra Indígena Apyterewa foi a região da Amazônia mais desmatada nos anos de 2019 a 2022. As disputas territoriais na área remontam aos anos 1980, com os primeiros invasores se estabelecendo na região.

O povo Parakanã, que possui 22 aldeias na região, tem enfrentado impactos como barulho de serrarias, rejeitos de mineração no Rio Xingu, transporte ilegal de toras de madeira e exploração de gado. Tudo isso ocorre de forma ilegal e traz prejuízos para a comunidade indígena.






Recomendamos


Sonofix

Sonofix

Redsilver

Redsilver

Outras Novidades





Mais Recentes