Um rádio digno dos seres em evolução que somos

Semana da Radiodifusão | 88 anos de Rádio no Brasil

O rádio é mais do que um canal no espectro das ondas eletromagnéticas. O rádio é mais do que uma parafernália de equipamentos eletrônicos, sejam eles modernos ou ultrapassados. O rádio é mais do que instalações de alvenaria ou de madeira. O rádio é mais do que do pensam os poderosos, sejam eles governamentais, privados, classistas, capitalistas, desta ou daquela crença religiosa, filosófica ou política. O rádio é acima de tudo e principalmente um bem universal como o ar que respiramos ou o sangue que flui em nossas veias. O rádio é conteúdo: cultura, informação, entretenimento e lazer. O rádio é instrumento de cidadania.

Assim vemos o rádio, a radiodifusão, a tecnologia, a ciência, a cultura, o modo de viver.

O projeto Caros Ouvintes, em sua primeira etapa, cumprida nos sete anos que comemoramos esta semana, teve como foco a memória e a história da radiodifusão em Santa Catarina. Dentro das limitações de um trabalho voluntário fizemos o possível; e para o que foi feito, contamos com o desprendimento e a força de mais de uma centena de colaboradores a quem reafirmamos nossa gratidão e apreço. A esses e aos que mais se juntarem a nós, vamos continuar relembrando, reconhecendo, divulgando e homenageando quem ajudou a construir o patrimônio contido nos 188 anos de comunicação eletrônica no Brasil.

A esse trabalho, a partir deste momento, acrescentamos mais dois desafios: interpretar o uso que se faz do áudio atualmente – aí inseridos todos os meios de comunicação por ondas eletromagnéticas ou não – e buscar com toda a força do empenho de nossa alma e coração usos que possam tornar o rádio e seus desdobramentos um bem coletivo, digno dos seres em evolução que somos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *