Um jingle para seduzir

Jingle é definido como uma peça publicitária de curta duração, com variação entre 10 e 60 segundos, tendo em seu conteúdo música instrumental e cantada, além de locução.
Por Ricardo Medeiros

Normalmente ele encerra com a assinatura do produto, ou seja, com o chamado ponto alto da melodia que faz alusão a uma sentença, a uma máxima da oferta com a intenção de servir de guia para o consumidor. A principal função do jingle é facilitar e estimular a retenção da mensagem pelo ouvinte. Desta maneira na concepção de uma trilha sonora dá-se prioridade a uma estrutura melódica simples e com harmonia em tons maiores, que impregnam de otimismo e alegria a mensagem.

Nos tempos das radionovelas da Rádio Diário da Manhã de Florianópolis, nos anos 1960, as empresas multinacionais usavam os jingles como um expediente  rotineiro para promover, por exemplo,  o Talco Ross, Pílulas de Vida do Doutor Ross, Melhoral,  Sabonete Palmolive e Creme Dental Kolynos. A peça do Talco Ross era um exemplo clássico do gênero, um jingle curto, simples e que batia sempre na mesma tecla, conforme este trecho :

« Passa, Passa o Talco Ross
Quero ver passar
Passa, passa o Talco Ross
Para refrescar

Passa, passa o Talco Ross
Quero ver passar
Passa, passa o Talco Ross
Para refrescar (…) »

[ Clique para download em mp3 ]

O povo brasileiro era e é altamente musical, e como tal era conquistado pelo ouvido e pelo coração, mas sobretudo pelo  ritmo da trilha sonora, que junto com outros componentes do jingle, deveria agir sobre o ouvinte como uma autêntica cantada. Como nos aponta José Ramos Tinhorão (1999), com esse tipo de reclame « os radiouvintes passavam a incorporar inclusive ao seu vocabulário as frases mais destacadas das mensagens publicitárias, cantando ou assobiando as melodias dos jingles pelas as ruas ou enquano trabalhavam ». 
Os jingles, complementa Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (1999), «  passam a fazer parte da paisagem sonora das cidades e marcam o início da luta dos produtos internacionais pela conquista de um emergente mercado urbano brasileiro dirigido para o consumismo ».
 


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