Susto na Wikipedia

Rádio CBN Brasil |MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Bom dia, Ethevaldo. Como vai? Ethevaldo – Bom dia, Milton; bom dia, ouvintes. Tudo ótimo. Milton – Ethevaldo, qual é o escândalo que envolveu a Wikipedia na semana passada? Ethevaldo – Foi o caso de Roger Bamkin, editor da enciclopédia virtual na Inglaterra, que recebia dinheiro para dar destaque a seus clientes em artigos especiais. O editor renunciou ao cargo. Ele recebia pagamentos secretos para dar destaque a seus clientes na enciclopédia e num site especializado, chamado Untrikiwiki.

Milton – Que reflexos você acha que esse escândalo pode ter sobre a credibilidade da Wikipedia?

Ethevaldo – Acho que não terá muita influência, Milton, porque o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, entrou logo em cena, reconheceu o problema e explicou em sua página no site da publicação todas as providências tomadas, inclusive a correção de informações distorcidas postadas na enciclopédia digital.

Milton – Na sua opinião, qual é o valor da Wikipedia?

Ethevaldo – Acho um projeto extraordinário, Milton. Ela é quase um milagre, pois é escrita por colaboradores voluntários de todo o mundo. Eu, você, qualquer cidadão, pode oferecer artigos e colaborar com a Wikipedia. O número de artigos de sua edição em inglês já ultrapassa os 4 milhões. Em português, são 420 mil. Em alemão, 1,43 milhão. Em espanhol, 900 mil, além de muitos milhões em suas outras 233 edições em outras línguas.

Milton – E quanto à credibilidade?

Ethevaldo – Felizmente, é cada dia maior, com a permanente revisão dos artigos e informações.

Milton – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *