Supercomputador

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, qual é o supercomputador mais poderoso do mundo hoje?
Ethevaldo – Na lista dos 500 maiores do mundo, é o Titan, apelido de uma supermáquina Cray XK7, projetada e construída pela Cray Computer, que associa 552 mil processadores e é capaz de realizar 17,6 quatrilhões de operações matemáticas elementares por segundo (ou seja, 17,6 petaflops).
Milton – Que aplicações tem um supercomputador tão poderoso?
Ethevaldo – Muitas pesquisas científicas e aplicações avançadas como as que o Titan faz no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, em diversas áreas: entre as quais, energia, supercomputação, sistemas biológicos, ciência dos nêutrons, materiais avançados e segurança nacional. Seus 552 mil processadores são de dois tipos: GPU (a unidade processadora de gráficos) e CPU (unidade de processamento central). Sua memória RAM é de 700 terabytes, Milton.

Milton – E quais são os supercomputadores que vêm em seguida ao Titan, no ranking mundial?
Ethevaldo – Vamos citar apenas os cinco maiores. O segundo, que tem o apelido de Sequoia, é um IBM Blue Gene, com 16,3 teraflops, também dos Estados Unidos, no Laboratório Lawerence Livermore. O terceiro maior é o computador K, com 10,5 teraflops, fabricado pela Fujitsu, usado no Japão para estudo do clima em escala mundial – e que era o maior do mundo no ano passado. Depois, em quarto e quinto lugares, vêm dois outros Blue Gene da IBM, um instalado nos EUA e outro na Alemanha.

Milton – Quem estabelece esse ranking mundial de supercomputadores?
Ethevaldo – É uma organização independente, chamada TOP500, que usa um benchmark ou metodologia de teste padrão chamado Linpack. Aliás, quem gosta do assunto e quer saber mais o ranking mundial de supercomputadores, eu sugiro que entre no site www.top500.org, que é muito interessante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *