Rádio salvando vidas

“O rádio em situações de emergência e desastre” é o tema da UNESCO para o dia mundial do Rádio — 13 de fevereiro — 2016

dia-do-radio-2

Aprovada na Conferência Geral da UNESCO de 2012, a data é dedicada a celebrar o rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, à liberdade de expressão e à igualdade de gênero.

O rádio continua a evoluir na era digital, sendo a mídia que atinge o maior público em todo o mundo. Ele é uma ferramenta de comunicação poderosa com custo médio baixo. O rádio é especificamente adequado para alcançar comunidades remotas e pessoas vulneráveis e, ao mesmo tempo, oferece uma plataforma para intervir no debate público, independentemente do nível educacional das pessoas. Além disso, tem um papel forte e específico na comunicação de emergência e no socorro em desastres.

Por isso, este ano o tema da UNESCO para o Dia Mundial do Rádio é “O rádio em situações de emergência e desastre”. O rádio continua a ser o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível.

Com as celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a UNESCO promove o rádio em situações de emergência e desastre, e apresenta as seguintes mensagens:

  • A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres.
  • O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado.
  • O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre.
  • O rádio salva vidas.
  • A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência.

O Dia Mundial do Rádio será celebrado em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da UNESCO, além de organizações parceiras. Em 13 de fevereiro, as emissoras internacionais transmitirão ao vivo no site da UNESCO dedicado ao Dia Mundial do Rádio.

(Unesco, 12/02/2016)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *