O radiojornalismo de Santos – 2

A cidade de Santos está localizada no litoral do estado de São Paulo. Há duas opções para quem vem para a praia, Rodovia Anchieta ou a Rodovia dos Imigrantes ambas partindo de São Paulo – capital. A Serra do Mar é linda e vale uma visita. Ao chegar em Santos, ligue o rádio para conhecer a programação local.
Por Rúbia Vasques

As emissoras locais, a exemplo das grandes cidades veiculam jornalismo, música e programação evangélica. Para conhecer um pouco mais sobre estas emissoras de rádios, sintonize neste texto e você poderá conhecer a emoção de contar um pouco de história do rádio santista.


Serra do Mar – litoral paulista
Fonte:
www.skyscrapercity.com

O morador da cidade de Santos e região da Baixada Santista possui hoje como opção no dial 17(dezessete) emissoras entre AMs (Amplitude Modulada) e FMs (Freqüência Modulada), sem contar as rádios comunitárias de baixa freqüência (hoje – 2008 há novas emissoras de rádio em Santos, mas esta pesquisa vai contar a História destas 17 emissoras que fizeram parte da minha pesquisa de doutorado defendida em 2005). É também na cidade de Santos que se deu a implantação de uma das primeiras emissoras de rádio do país, a terceira do estado de São Paulo e a primeira da Baixada Santista, a Rádio Clube de Santos.
Várias destas emissoras locais foram geradoras de mão-de-obra para os veículos radiofônicos e televisivos não só da capital paulista, como também de outras partes do país, tamanha a qualidade dos profissionais produzidos na cidade na área de rádio. Quem ligar o rádio na Baixada Santista poderá escolher entre emissoras comerciais, educativas e religiosas. Mas é na cidade de Santos que está concentrado o maior número de emissoras com programação produzida localmente, totalizando 13 – sendo 6(seis) AMs (Rádio Atlântica, Rádio Cacique, Rádio Clube de Santos, Rádio Cultura, Rádio Tupi – antiga Rádio Tribuna – e Rádio Universal) e 7 FMs (Rádio Cultura, Rádio Aleluia – antiga Rádio Enseada -, Rádio Guarujá, Rádio Jovem Pan/Santos – antiga Rádio 95 -, Rádio Hits – antiga Serra do Mar -, Rádio Santa Cecília, Rádio Tribuna). Destas, 12 são emissoras comerciais e uma é educativa.


Praia de Santos – litoral de São Paulo
Fonte:
www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *