O Rádio em São Gabriel, RS – 3

Osório Santana Figueiredo

Durante o ano de 1959, a Rádio São Gabriel transferiu suas instalações para o prédio “Centenário”, localizado no centro da Praça Dr. Fernando Abbott, onde está sediada hoje a Câmara Municipal de Vereadores, continuando o seu destino de servir a comunidade gabrielense, primando cada vez mais pela seleção dos seus programas para satisfazer a crescente exigência dos seus ouvintes em fase sempre crescente.

Em 1978, após 19 anos de incessante labor em prol da sociedade local, tornando-se a voz portadora de todos os anseios coletivos, regressou à Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, antiga “Rua da Ponte”, desta vez para ocupar um prédio próprio, de nº.586, onde se encontra, perdendo dessa vez o auditório que dispunha nas anteriores, cumprindo os requisitos circunstanciais, impostos pelos ditames da modernização que se fazia necessária nas radiodifusores interioranas.

A 1º de março de 1980, a Rádio São Gabriel Ltda. já com o prefixo ZYK-299, com a aquisição de um novo transmissor de um 1 kilowatt alongou a sua distância, passando a atingir cerca de 40 municípios do Estado.

Rádio Emissora Batovi Ltda.
A Rádio Batovi foi fundada a 18 de maio de 1981, por um grupo de sócios, constituído pelos senhores Pedro Chofik Germano, Baltazar Balbo Teixeira e Fernando Abbott Filho.

Todavia seu serviço sonoro só teve início oficialmente, em 06 de fevereiro de 1986.

Sua direção e estúdio estão localizados na Av. Mascarenhas de Moraes, 298, e seus transmissores, nos terrenos da antiga Chácara da Sibéria, pertencente a Prefeitura Municipal.

Com o tempo seu quadro social foi mudando, tendo agora como diretores Nissio Eskenazi e Isabella Trevisan. Atua na freqüência de ondas médias de 700 kHz, com transmissores de 1000 Watts de potência. Sua programação é variada, com seleções musicais, esporte e noticiários, estando filiada à Rede Gaúcha Sat.

Como as demais, a sua finalidade é difundir a cultura e informar com precisão a comunidade, proporcionando também, horários de lazer.

Rádio Querência – FM Stereo
No dia 1º de fevereiro de 1991 era inaugurada, em São Gabriel, a Rádio FM, tendo como proprietário Alex Winter Quartieri. Com a potência de um kwatt, está localizada na Avenida Antônio Trilha, nº. 370, e atua na freqüência de 98,3 MHz.

Possui um quadro de locutores capazes e experimentados, dotados do pendor para a radiofonia. Estão imprimindo aos seus programas uma qualidade seletiva de grande aceitação e prestígio popular, graças ao entusiasmo com que transmitem suas mensagens.

Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR
e-mail:[email protected]

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *