IAB Brasil: participação do meio no bolo publicitário subirá para 4,2%

O IAB Brasil estima que a internet terá, neste ano, uma participação publicitária de 4,2% no total de investimentos publicitários, o que representa um volume de quase R$ 1 bilhão. Por Maria Fernnda Malozzi

No ano passado, a participação foi de 3,5% e teve um aumento de 44% nos investimentos, que foi de R$ 760 milhões. Até dezembro de 2009, a base de usuários chegará a 68,5 milhões, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2008. De acordo com o IAB Brasil, a penetração da internet na classe C tende a continuar crescendo e deve chegar a 45% até o final do ano. “A internet não é mais um meio de elite, mas um meio de massa”, disse Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil.

Segundos dados apresentados pela entidade, a prospecção para 2009 é que 80% dos usuários sejam das classes AB e 25% das classes DE. “As classes AB utilizam mais internet via mobile porque esse consumidor tem um perfil mais engajado em novas tecnologias e tem mais acesso a elas. As classes CD tendem a comprar mais computadores, mas a classe E ainda utiliza internet por meio de microempresas instaladas nas comunidades e favelas que não só vendem o serviço de internet como comidas e currículo”, observou Fabia Juliasz, vice-presidente de fornecedores do IAB Brasil.

O número de usuários únicos também tende a crescer neste ano. O IAB Brasil estima que até o final do ano serão 28 milhões de visitantes únicos residenciais, o que representa um aumento de 20% em relação à 2008, que foram 24,5 milhões. E a banda larga deverá chegar a 87% em 2009. No ano passado, 83% da audiência ativa acessaram a internet com conexões de alta velocidade. O Brasil continua liderando o ranking dos países que passam mais tempo conectados: 24 horas e 48 minutos por mês. “O Brasil é líder absoluto em internet. A rede social é uma nova plataforma, assim como em 2007 foi o MSN e, em 2000, o e-mail. Mas o aumento da internet não se deve somente a isso”, comentou Fabia.

Ribenboim também anunciou a nova logomarca do IAB Brasil, que foi criada nos Estados Unidos e todos os 45 países onde o IAB está presente passarão a adotar devido ao novo alinhamento da associação. O site da entidade também foi reformulado pela Agência Click e já está no ar. O IAB Brasil possuí hoje 92 associados, entre eles iG, Terra, Globo.com, Click RBS, Agência Click, Hello Interactive e Tribo Interactive.

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