História das radionovelas na capital: a Rádio Guarujá
“Um relato emocionante, surpreendente. Os momentos mais marcantes da era de ouro do rádio na capital”. Dessa forma é apresentado o programa A Produção de Radionovelas na Capital, da ex-aluna do curso de Jornalismo da UFSC Nathan Manfroi.
[Janine Silva*]
Dividido em dois capítulos, esse radiodocumentário narra a história das novelas produzidas pelas emissoras de rádio de Florianópolis, conta quais foram os principais atores e as dificuldades que levaram ao fim das produções.
Na primeira parte, você confere como trabalhava a equipe da Rádio Guarujá, pioneira na transmissão de radionovelas em Florianópolis, através dos relatos do diretor Acy Cabral Teive, do autor e radioator Gustavo Neves Filho e da radioatriz Maria Alice Barreto.
Na segunda parte (clique aqui), é a vez de conhecer o Grande Audições Collumbus, o programa de radioteatro da Diário da Manhã.
* Texto: Janine Silva, aluna da 4ª fase do curso de Jornalismo da UFSC e bolsista do projeto de extensão “Museu do Rádio de Santa Catarina”. Locução: Alex Cunha e Nathan Manfroi. Na matéria o nome do primeiro diretor de radioteatro da Guarujá está mencionado de duas maneiras diferentes. O correto é Palmeiro da Fontoura.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Janine, na época da produção constatamos que o Palmeiro da Fontoura era chamado de duas formas diferente e, por isso usamos. Pena a Nathan não estar mais entre nós para enviar o material que recolheu naquela época.
Gratos pela observação, professora.