Panorama do Rádio no Brasil

Estou no 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ligado à Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Até a próxima terça-feira, dia 7, Caxias do Sul, na serra gaúcha, sede do evento, é o centro das atenções de mais de quatro mil pessoas. São jornalistas, professores, estudantes e pesquisadores que trocam experiências. Eu, particularmente, dedico-me ao Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora.

Estava previsto para o Congresso o lançamento do livro Panorama do Rádio no Brasil, organizado pela colega Nair Prata, de Belo Horizonte, com selo da Editora Insular. A obra atrasou um pouquinho e deve ser “saboreada” em breve. Florianópolis poderá ser a primeira cidade do país a ter o lançamento da obra. Conforme Nair, o inventário das emissoras de rádio de todas as Regiões Metropolitanas do país contou com uma uma equipe de 53 pesquisadores de norte a sul do Brasil que saíram em busca de informações, realizaram entrevistas, checaram dados, vasculharam sites.

“É importante destacar que são pesquisadores locais, inseridos na comunidade, a maioria deles professores universitários, que realizaram a investigação. Apenas em quatro Regiões Metropolitanas não foi possível contar com gente da terra, mas a qualidade e a envergadura do trabalho realizado não inviabilizam os resultados”, observa Nair. No livro são apresentadas as pesquisas realizadas em 27 regiões: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador,São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *