Estação espacial chinesa completa 1.111 dias em órbita

Publicado em: 14/10/2014

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, você tem notícia da estação espacial chinesa?

ETHEVALDO: Essa estação espacial, chamada Tiangong-1, está completando hoje 1.111 dias em órbita, pois foi lançada no dia 29 de setembro de 2011. A rigor, ela é ainda um laboratório espacial em fase de construção e de dimensões muito menores do que as da Estação Espacial Internacional.

MILTON – Como você descreve o projeto chinês?

ETHEVALDO: A primeira parte da estação, chamada de Tiangong-1, foi projetada como um pequeno laboratório para permanecer em órbita apenas dois anos, Milton.

Mas os chineses resolveram aproveitar a estrutura inicial e ampliá-la, pois ela é formada por um cilindro de 10,4 metros de comprimento e 8,5 toneladas de peso.

Em 2016, será lançada a Tiangong-2, dobrando o tamanho da estação. O projeto prevê que o laboratório espacial fique pronto em 2022.

A cabine atual da tripulação é muito pequena: tem apenas 15 metros cúbicos, um espaço onde trabalharão 3 astronautas-pesquisadores. O que os chineses estão fazendo é acoplar veículos como o Shenzhou-9, com espaço para mais três astronautas trabalharem durante períodos relativamente curtos.

MILTON – Isso tudo significa que os chineses estão muito atrasados nessa área espacial?

ETHEVALDO – É claro que os chineses ainda estão bem longe dos EUA e da Europa. Mas, o que impressiona o mundo é o fato de a China ter começado pelo menos 30 anos depois dos Estados Unidos e estar progredindo com uma rapidez extraordinária. Têm foguetes potentes, fabricam e colocam em órbita satélites de grandes dimensões e investem muito nessa área. Daqui a 10 ou 15 anos, a China disputará com os americanos e europeus a liderança nessa área.

MILTON – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *