De Cortina de Veludo para Cacharalote

O futebol sempre esteve entre as principais atrações na programação radiofônica. As dificuldades para transmitir um jogo eram superadas pela criatividade e talentos dos profissionais responsáveis por fazer chegar ao receptor do ouvinte as empolgantes narrativas do futebol. A Rádio Marumby de Curitiba teve um papel destacado nas transmissões esportivas e para isso montou boas equipes nas quais despontaram; Colombino Grassano, Carlos Alberto Moro, Mbá de Ferrante, Dide Bettega, Cury Saliba, Rinoldo Cunha, Maurício Fruet, Willy Gonzer.

Com uma equipe de excelentes narradores e comentaristas e determinação para se firmar nas transmissões esportivas, a emissora de Tobias de Macedo realizou um belo trabalho durante a Copa de 1950, nos jogos realizados em Curitiba onde se defrontaram Estados Unidos X Espanha e Suécia X Paraguai. João Lídio Seiler Bettega como narrador e Mbá de Ferrante como comentarista foram responsáveis pelo sucesso da emissora nas transmissões da fatídica Copa quando a seleção brasileira foi derrotada pelos uruguaios no Maracanã.

A Rádio Marumby ganhou destaque, nos programas de auditório que eram transmitidos da Sociedade Thalia, mas, sua programação de estúdio era a garantia de boa audiência. William Sade foi uma das grandes expressões da equipe, considerado um dos mais alegres locutores de estúdio. Era, sobretudo, um grande gozador. Seus programas eram discutidos nas colunas especializadas publicadas nos jornais. Como a maioria dos radialistas desse tempo, William Sade era um generalista. Locutor de estúdio, narrador esportivo, dique-jóquei, produtor, programador. No estúdio foi rei. Em 1959 foi eleito o melhor em sua especialidade. Apresentou por muito tempo um programa produzido por Júlio Silva, intitulado “Cortina de Veludo” que mais tarde ganhou um nome novo, que todos achavam muito esquisito: “Cacharalote”.

(do livro Sintonia Fina – Jamur Jr)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *