Curso de Jornalismo da UFSC lança livro digital em comemoração aos 40 anos

O curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completou 40 anos em 2019.

Como parte das comemorações, o curso anuncia o lançamento do e-book “Estrelas do Aquário: histórias de quem faz parte dos 40 anos do Jornalismo UFSC”, uma coletânea com 25 perfis de jornalistas, professores, servidores e terceirizados fazem parte dessa trajetória.

A organização do livro digital é das professoras e jornalistas Melina de la Barrera Ayres e Valentina da Silva Nunes, do Departamento de Jornalismo do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os textos são de autoria dos alunos atuais do curso. O prefácio foi escrito pelo jornalista José Hamilton Ribeiro.

Sobre o livro

e-book, segundo as organizadoras, fala de quem estudou e de quem trabalhou no curso, trazendo à tona detalhes pessoais, lembranças pouco conhecidas e histórias vivas, para compor uma rede de trajetórias que culminaram por inscrever o Jornalismo da UFSC entre as mais importantes coberturas jornalísticas e os melhores cursos de Jornalismo do Brasil.

Dos cerca de 1.400 jornalistas formados no Departamento, estão aqueles que hoje ocupam bancadas de telejornais estaduais e nacionais, redações de jornais e revistas espalhados pelo Brasil e exterior, estão em veículos online, mídias alternativas e em editoras, ou ocupam cargos estratégicos de empresas, órgãos públicos e Ongs. Muitos são professores e pesquisadores – e há quem tenha mudado de área, mas não se esquece dos anos e das lições que viveu no JorUFSC. Deste primeiro volume, três perfis póstumos homenageiam os professores Adelmo Genro Filho, Daniel Herz e Sérgio Mattos – no mesmo ano em que deram seus nomes a salas do Curso.

O nome Estrelas do Aquário “Aquário” faz referência ao apelido do Curso, cuja entrada é uma porta de vidro, em área lateral do prédio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus Florianópolis. O termo usado, igualmente, para batizar redações de veículos de comunicação.

Serviço

O que: Lançamento do e-book “Estrelas do Aquário”
Onde: Sala de Redação I, no Departamento de Jornalismo, no CCE
Quando: 10 de dezembro, às 19h

(UFSC, 09/12/2019)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *