Cinco irmãos radialistas

Os casos de se encontrar vários profissionais de uma mesma especialidade em uma família são relativamente comuns. Aqui em Florianópolis, por exemplo, tivemos o caso da família Marques Nunes: todos os seis irmãos trabalharam profissionalmente em rádio: desde o Osny, o mais velho, até chegar no Iran, o mais novo. No intervalo estavam o Ciro, a Cora, a Eli e a Nívea.

Chico Nunes

Chico Nunes

Agora, quando essa atividade comum não é a principal e sim um hobby – ou temporária –, as coisas se modificam. Este é o caso da família Faria Nunes de Guarapuava, no Paraná, formada pelo Chico, Nelson, João Altevir, Jorge e Ulices. Resta saber se o Nunes de ambas as família é da mesma árvore genealógica.

O Chico, que na real é o Francisco Faria Nunes, iniciou na Rádio Difusora de Guarapuava/PR em 1965, desenvolvendo várias funções: sonoplasta, programador, redator e locutor. Atuou também como animador de programas na Rádio Cacique, e atualmente é locutor DJ, animador de programas na Rádio Cultura Nossa Senhora de Belém durante três horas. Em todos seus programas de rádio, as músicas são variadas, além de atender o ouvinte pelo telefone.

O Nelson Renato Faria Nunes, atuou como sonoplasta, programador e locutor durante 07 anos (67 à 1974) na Rádio Emissora Atalaia de Guarapuava/PR; posteriormente tomou outros rumos, sendo Juiz do Trabalho Classista do TRT- 9ª Região, professor universitário e gerente executivo regional do SENAC, sediado em Guarapuava, abrangendo 21 municípios. Atualmente exerce as funções de Corretor e Perito Avaliador de Imóveis.

O João Altevir Faria Nunes, trabalhou na Rádio Emissora Atalaia de Guarapuava/PR, iniciando em 1966 e há 25 anos é locutor na Rádio Cultura de Naviraí/MS, (na foto entrevista o Sr. João Carlos Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Guarapuava, em 2011). Altevir atuou na Rádio Difusora, de Rio Negro/PR, divisa com Mafra/SC.

João Altevir

O Jorge Oscar Faria Nunes, iniciou na Rádio Emissora Atalaia de Guarapuava em 1966. Atualmente trabalha na Rádio Difusora de Guarapuava, como animador de estúdio fazendo o contato por telefone com os ouvintes e atendendo seus pedidos musicais.

O Ulices Mário Faria Nunes, o “Braga Chic”, iniciou na Rádio Emissora Atalaia em 1968; posteriormente atuou na Rádio Cultura Nossa Senhora de Belém e Rádio Cacique, ambas de Guarapuava. Ulices foi sonoplasta da Rádio Clube Paranaense nos anos de 1982 a 1984, atuando com Emerentino Paca, José Domingos e Carlos Kleina. Atualmente é empresário em Guarapuava, além de periodicamente atuar no rádio.

2 respostas
  1. NELSON RENATO FARIA NUNES says:

    – O Instituto “CAROS OUVINTES” sempre concretiza sua fidelidade em suas matérias, explicitando o amor à profissão dos comunicadores do RÁDIO.
    – PARABÉNS pelo excelente trabalho, não deixando no vazio os amantes do rádio, que entra em todas as casas: Do rico, do pobre, e em qualquer lugar.

  2. Anderson Nunes says:

    Olá!
    Como filho de Altevir Nunes, tenho orgulho em dar continuidade à tradição.
    Nasci dentro de rádio, e exerço profissionalmente a função desde os 16 anos.
    Hoje com 35, estou a 14 anos na Rádio Karandá FM de Naviraí – MS. Programação de Seg a Sáb das 13 as 17, e Domingo das 09h as 12h.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *