Caros Ouvintes lança livro em noite de gala

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista, entidade fundada em 1o de março de 1968 pelo jornalista Alírio Bossle e reconhecida de utilidade pública pelo município de Florianópolis e pelo Estado de Santa Catarina, na última quinta-feira, viveu uma de suas noites de glória com a posse da nova diretoria para o biênio 2005/2007, sendo presidida pelo jornalista Moacir Pereira.
Moacir Benvenutti – AN – 08/08/05


Michael Colaço, Silvia Pereira, Moacir Pereira e Adir, Moacir Pereira filho e Marina Sandrin Fotos divulgação Giovani Lorenzen

 
 


Jornalistas Débora Almada e Jamile Machado, com a ex-prefeita Angela Regina Heinzen Amin Helou e Mara Cherem

 

Jornalistas de expressão estadual, com liderança e dinamismo, souberam conduzir a entidade através do tempo. Entre eles, Cyro Barreto e Osmar Aires Teixeira. Este jornalista também presidiu a entidade por quase dois anos, sucedendo Cyro neste período, num momento em que o mesmo teve problemas de saúde. Na realidade, Cyro Barreto, de todos os presidentes, foi o que mais defendeu e soube segurar a entidade nos momentos mais críticos (tanto financeiro, quanto políticos e profissionais). Foi um verdadeiro guerreiro. Infelizmente, nesta noite festiva, ele estava acamado. O ato solene de posse foi conduzido pelo comunicador Salvador dos Santos, com momento especial para a apresentação do Coral da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, sob a regência do maestro André Silveira de Almeida. Eles cantaram os hinos Nacional e do Estado de Santa Catarina. Após a solenidade, todos foram brindados com excelente coquetel no salão de entrada do Palácio Barriga-Verde. A festa contou com o apoio cultural do governo do Estado, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal de Florianópolis, Prefeitura de Chapecó, Grupo Aurora, Casas Feliz e Instituto Carl Hoepcke.
 

 
Ex-governador Ivo Silveira, Beto Mattar, Ruth e Roberto Mattar

 

 
Salomão Ribas Jr., governador Luiz Henrique da Silveira e Osmar Aires Teixeira

 

 
Arthur Barreto, J.J. Barreto, ex-governador Colombo Machado Salles e Aibil Barreto

 


 Vereador Marcílio Ávila, jornalista Sérgio Murilo de Andrade, vice-prefeito Bita Pereira e o prefeito Dário Elias Berger

 

 
Deputado estadual João Henrique Blasi, jornalista Audálio Dantas e o conselheiro Luiz Susin Marini

 

 Ex-governador Esperidião Amin Helou Filho, desembargador aposentado Carlos Alberto Silveira Lenzi, desembargadores Amaral e Silva e Edson Ubaldo

 

 
Colunista Raul Sartori (A Notícia) e o deputado estadual Nelson Nilson Machado, o Duduco

 

 
Eleazar Nascimento, Valério Matos e Fernando Linhares da Silva

 

 
Antunes Severo, Jali Meirinho e Roberto Costa

 

 
Fábio Comelli e o vereador Guilherme Grillo

Mesa de honra

Formaram a mesa de honra as seguintes personalidades: vereador Marcílio Ávila, presidente da Câmara Municipal de Florianópolis; jornalista Sérgio Murilo de Andrade, presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj); vice-prefeito Bita Pereira e prefeito Dário Elias Berger; governador Luiz Henrique da Silveira; jornalista Moacir Pereira, presidente eleito da ACI/Casa do Jornalista; deputado estadual João Henrique Blasi (representando o presidente da Assembléia Legislativa; o deputado Júlio Garcia, conselheiro Salomão Ribas Jr., ex-presidente do Tribunal de Contas; jornalista Audálio Dantas, vice-presidente da ABI; conselheiro Luiz Susin Marini, presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, e o jornalista Osmar Aires Teixeira, ex-presidente e atual vice-presidente da ACI.
Diretoria da ACI

Tomaram posse na diretoria da Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista: Moacir Pereira, presidente; Roberto Alves e Osmar Aires Teixeira, vice-presidentes; Fausto Silva e Raul Sartori, secretários; Paulo Fernandes e Osmar Schlindwein, tesoureiros; e Ademir Arnon, diretor-executivo.

Os executivos: Débora Almada (assessorias), Manoel Timóteo de Oliveira (promoção e divulgação), Sérgio da Costa Ramos (assuntos culturais), Lúcia Helena Vieira (relações profissionais), Nelson Rolin de Moura (publicações), Antunes Severo (integração acadêmica), Márcio Pavan (relações públicas), Carlos Stegemann (relações institucionais), Paulo Alceu (informática), Roger Bittencourt (microempresas), Hamilton Peluso (eventos) e Roberto Laus (convênios).

Conselho superior: Salomão Ribas Jr. e Cyro Barreto, presidente e vice-presidente; João Ari Dutra, secretário-executivo; Carlos Alberto Ferreira, Carlos Felberg, Darci Costa, Fernando Linhares da Silva, Fernando Francisco de Oliveira, Glauco José Corte, Hélio Costa, Isaias Alves, Jamile Machado, José Cláudio Prisco Paraíso, Salvador dos Santos e este colunista.

Suplentes do conselho superior: Cida Schmidt, Hilton Grave, Mário Gentil Costa, Newton César Viegas, Ricardo Machado, Roberto Costa, Roberto Salum, Saulo Silva, Vânio Bossle e Zury Machado.

Conselho fiscal: Jacques Calil Bulos, Paulo Ramos Derengoski e Sérgio Lopes. Suplentes: Mário Eduardo Barzan, Miltinho Cunha e Rosa Gilane Machado.

“Caros Ouvintes”

O jornalista e radialista Antunes Severo, em parceira com o jornalista Ricardo Medeiros, autografou o livro “Caros Ouvintes” (Insular/ACI), no saguão do Palácio Barriga-verde. Antunes, no plenário da Alesc, onde ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria da ACI-Casa do Jornalista, usou da palavra, confidenciando a alegria pelo sucesso da obra. O livro, na verdade, resgata uma parte importante da história – e da memória – do mundo artístico (e político também) da Florianópolis de outrora.

Oradores

Usaram da palavra o jornalista Salomão Antônio Ribas Jr., presidente do conselho superior da ACI; o jornalista Osmar Aires Teixeira, com uma saudação de despedida do cargo; o jornalista Moacir Pereira, após ter assinado o termo de posse com toda a diretoria; o jornalista Audálio Dantas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa, representando a diretoria e conselho da ABI; o deputado estadual João Henrique Blasi, representando a Assembléia Legislativa, e o governador Luiz Henrique da Silveira.
Homenageados

Três personalidades da imprensa catarinense foram os grandes homenageados da noite festiva: o saudoso jornalista, ex-prefeito e deputado federal Dib Cherem (in memorian); o jornalista Roberto Mattar, um dos expoentes da velha guarda, também fundador da Casa do Jornalista; e o médico e jornalista J.J.Barreto. Os três foram exaltados com um vídeo sobre suas vidas profissionais.

Detalhes: A nova diretoria concorreu as eleições homenageando o saudoso ex-prefeito Dib Cherem, um dos fundadores da Casa do Jornalista. A honraria foi entregue à viúva, Mara Cherem, que estava acompanhada pela filha Patrícia e pelo genro, o vereador Guilherme Grillo. A ex-prefeita Angela Regina Heinzen Amin Helou e as jornalistas Jamile Machado e Deborah Almada entregaram a placa e as flores.

O jornalista e advogado Roberto Mattar, uma das mais importantes personalidades da área da imprensa em nosso território, que foi o diretor executivo do “Diário Catarinense” (dos Diários Associados) e do “Jornal de Santa Catarina”, responsável inclusive pelo lançamento deste jornalista no colunismo social, recebeu a homenagem das mãos do ex-governador Ivo Silveira. Mattar estava acompanhado por sua mulher, dona Ruth, e por seu filho Beto Mattar, procurador de Justiça na Prefeitura de Florianópolis.

J.J. Barreto, jornalista e um dos mais tradicionais médicos de Florianópolis, recebeu a homenagem das mãos do ex-governador Colombo Machado Salles e do médico Viriato João Cunha, presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM). Com ele, estavam o filho, o médico Arthur Barreto, e o irmão Aibil Barreto.

De surpresa, pois não estava no programa, o presidente da ACI que deixou o cargo, jornalista Osmar Aires Teixeira, também recebeu justa e merecida homenagem. A placa foi entregue por Salomão Ribas Jr. e pelo governador Luiz Henrique da Silveira.


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *